Austríacos

Viena é uma cidade maravilhosa. É um imenso prazer morar por aqui. A estrutura é impecável, sob todos os aspectos. Quem reclama de morar aqui, na verdade reclama de barriga cheia. E isso é gracas a algumas caracteristicas do vienense: o rigor, a excessiva exigência de si e de todos, a correcao, a honestidade. É muita forca de vontade para que tudo funcione. E nao adianta estar bom, tem que estar perfeito. E se nao estiver perfeito, se vira, rapá! O resultado disso é um mundo que funciona, mas pessoas rancorosas, sempre dispostas a negar o bom e exigir o perfeito. O problema é que o perfeito é inatingível e só sobra frustracao.

A Leopoldina foi vítima deste azedume. O carro foi investigado por 2 horas no „Detran“ de Viena (Landesprüfstelle). O resultado foi bom, porém nao perfeito. Verificaram gases poluentes (coisa que eu imaginei que nao iriam fazer), freios, suspensao, motor, medidas diversas, interior, bancos…realmente tudo! Estava quase tudo certo. E este „quase“ foi quase por causa das rodas. Como havia contado num outro post, a Leopolda tinha rodas Interceptor, tamnho 6×15. Essas rodas nao possuem um tal de „Festigkeitsgutachten“, algo como certificado de resistencia mecânica. E sem o certificado, eu nao poderia fazer a legalizacao do carro.

Caminhos a seguir:

A-  Achar um certificado para as rodas Interceptor

B- Usar rodas originais VW de época, aceitas sem certificado

C- Achar outras rodas, com certificado

O caminho A se tornou difícil. Depois de muitos e-mails com diversas pessoas, cheguei a conclusao que esse caminho nao daria certo. Essas rodas foram vendidas na Áustria entre 88 e 93, e até foram permitidas rodar. A loja que vendia, infelizemente, se desfez de documentos mais antigos pois nao tinha mais serventia. O experiente Sr. Breinesberger com sua loja BiSS Tuning me disse isso.

O caminho B se desenhava o mais provável. Achar rodas VW era possível e depois de outros e-mails, havia a possibilidade de adquirir tais rodas. Um porém desse caminho eram os pneus novos recém adquiridos, que pelo seu tamanho exigem pelo menos largura de rodas de 5 polegadas. Entre 5 e 6 seria o ideal para nao ter de comprar mais 4 pneus novos.

O caminho C era OK, porém dependeria de sorte de achar, em um curto espaco de tempo, rodas apropriadas que suportam o peso da Leopoldina de 400 kg por roda (eixo traseiro), e ter em maos o certificado. Numa procura rápida no Willhaben.at achei rodas Lemmerz de 5,5 x 15 que serviriam. Iria compra-las se o vendedor nao tivesse cagado pra dentro: „preciso delas para uso próprio“. Porra, se quer pra uso próprio, porque coloca a venda? Mardito.

Procurando alternativas que pudessem usar os pneus já comprados, tentei achar rodas novas esportivas que pudessem ser usadas. Achei rodas ATS Classic de 5,5×15, porém essas rodas suportam 380kg, impróprias pra Brasilia por 20 kg. Sacanagem! Outras rodas vendidas online suportam o peso, mas nao tem o tal certificado.

Até que achei um anúncio de um simpático senhor de uma pequena cidade ao norte de Viena, perto de Laa an der Thaya. Nao titubeei e fui atrás. Liguei, marcamos e fui la ver as rodas, eventualmente comprar. Eram rodas – pasmem – da Mangels, made in…. BRASIL! Cromadas, bonitas, em bom estado. O certificado? O dono nao tinha, mas depois de alguma ajuda da cena VW a ar daqui (Sr. Lurger, Thomas Braun, Christian Janker) e do importador de rodas Mangels da época (firma Berger BCW, Sr. Baader) tive acesso a 3 certificados diferentes. Da Alemanha, da Áustria e do fabricante…. e suportam exatos 400 kg! Ou seja PERFEITO! Vou satisfazer o ego do pessoal do Detran e provar que a Leopoldina nao está boa, e sim perfeita!

Carro made in Brasil, rodas made in Brasil. Melhor impossível! Agora é só vender as rodas Interceptor… nem as queria mesmo 😛

IMG_5619

IMG_5620

Sao rodas no tamanho 6×15, modelo RT-1560413.

 

Advertisements

0 Responses to “Austríacos”



  1. Schreibe einen Kommentar

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden /  Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden /  Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden /  Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden /  Ändern )

Verbinde mit %s




Klaus Wagner

Viena, Áustria

http://www.wagnerk.com
Advertisements

%d Bloggern gefällt das: