A busca da Leopoldina

O passo mais difícil a ser feito para ter um carro antigo é definitivamente achar o carro antigo. Muitas vezes é uma questão de preço, mas mesmo assim é necessário ter olhos abertos e um pouco de sorte. No meu caso específico pesou muito mais a sorte do que qualquer outro fator, e motivo é fácil de se compreender.

No total foram cerca de 1 milhão de Brasilias produzidas no mundo (Brasil+México) em 10 anos. Deste 1 milhão, cerca de 100.000 foram exportadas para América Latina, Ásia, África e Portugal. Digamos que em 10 anos chegaram a Portugal 30.000 Brasílias. O número exato eu ainda não sei, mas vou procurar saber. Desses 30.000 veículos, quantos resistiram ao tempo? 1000? 2000? Destes 1000, 2000, quantos foram conservados e restaurados? 100, 200? Destes 100, 200… quantos estão a venda? E destes poucos que estão a venda, qual a probabilidade de um destes ser realmente são um bom negócio em relação ao preço? Certamente muito pequena. Como falei, precisaria de bastante sorte.

Além das férias e conhecer um lugar novo, a viagem a Portugal em março foi também a primeira possibilidade de se achar um carro deste. Pela internet não foi possível achar muitas opçoes, mesmo procurando pelos melhores portais de busca portugueses: http://www.olx.pt; http://www.custojusto.pt; http://www.trovit.pt. Além de ter olhado regularmente fóruns de „carochas“ por possibilidades. Levei sempre a consideração de procurar por Brasilia e por BraZilia, erro de grafia comum por vendedores de Portugal.

Antes de ir a Portugal em março, fiz contato telefônico e por e-mail com alguns proprietários. Os anúncios/fotos, são estes:

Verkaufe - VW Brasília 1980, EUR 8

Esta Brasilia certamente já foi restaurada. Apesar de estar aparentemente em bom estado, acho que o valor cobrado está acima do que seria por mim considerado um bom negócio. Estava localizada em Lisboa.

vw brasilia 1

Esta aqui também estava bonita. Já havia sido repintada também, já que a cor preta nao existe originalmente para este ano. O interior também foi reformado, o estofado foi refeito ou reencapado. Essa aqui seria um excelente negócio, pois além de bonita, estava sendo vendida por €3.800. Ela estava em Mafra. O problema dela? Já havia sido vendida a um belga.

Outra possibilidade, seria essa aqui:

Brazilia_campolindo

Essa estava sendo vendida no Porto e pelas fotos parecia ser uma possibilidade. Fui a Portugal decidido a ir ver este carro. O contato telefônico foi OK, respostas rápidas por e-mail. O que se viu do carro, foi um carro parado a mais de 7 anos no mesmo lugar. O estado não era ruim, a lataria estava boa, precisando um banho de tinta porém nenhuma ferrugem. O interior era original. Porém seria necessário uma reforma profunda. A parte mecânica estava precária. Certamente teria que desmontar o carro e montar do zero denovo, restaurando ou trocando todas as peças uma a uma. Estava também muito sujo…. Enfim, quem quer vender um carro assim, tem que estar disposto a negociar um valor bem abaixo. Ou tem que dar uma maquiada antes de pensar em vender. Não foi isso que foi feito. Apesar de ter ofertado um valor muito bom, considerando o estado do carro (€3.000), não foi aceito. Voltaram com €4.500. Sem chance.

Nessa visita ao carro do Porto, o mecânico foi conosco (Klaus + Tiago). A opinião dele foi importante e a solução dele ainda melhor. Ele disse:

Conheço um Brasilia na região, faz tempo que não vejo, mas vou fazer alguns telefonemas. Eu retorno quando souber de alguma coisa.

Dia seguinte liga ele:

O gajo está interessado a vender o carro. O carro está exposto em num stand lá em Albergaria-a-Velha. (15 km de Murtosa).

Combinamos que na segunda-feira, 31.03.2014, iríamos ver o carro. O Rui disse que estavam pedindo €6.000. Um carro com procedência, porém no fim-de-semana eu não tinha qualquer outra informação sobre o carro. Contando os minutos para a segunda-feira. O primeiro encontro com a Leopoldina é tema para outro post.

Advertisements

0 Responses to “A busca da Leopoldina”



  1. Schreibe einen Kommentar

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden /  Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden /  Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden /  Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden /  Ändern )

w

Verbinde mit %s




Klaus Wagner

Viena, Áustria

http://www.wagnerk.com
Advertisements

%d Bloggern gefällt das: